O que vem depois ?

Você adora o que faz. O seu trabalho é o seu hobby. Legal.

Mas o que acontece depois que você passa a dominar completamente o que faz? O que você vai fazer quando não tiver mais o que aprender no seu minúsculo microcosmo de trabalho? (Sempre há algo novo à aprender...) Mas uma hora, a parte divertida, a parte técnica, satura. Tem que saturar. E o problema não é a empresa, é você. É querer aprender sempre mais e mais. E aí, o que você faz depois?

Se demite e arruma um emprego novo, mais divertido e com mais desafios?
Ou pede um belo aumento que compense o trabalho tedioso? (e se mata em 6 meses...). Ou abre a sua própria empresa?

O problema da primeira opção é que trocar de emprego de 2 em 2 anos definitivamente não é legal (pelo menos após a 3ª mudança...). 3 meses de vida não me parece uma opção muito razoável, então sobra a última.

Uma empresa própria deve ser bastante emocionante, apesar dos muitos, muitos problemas que se vai ter. Ainda mais em um país como o nosso. Mas se muita gente consegue, eu e você também podemos; basta ter uma boa preparação. Os mercados são virtualmente infinitos. Sempre vai haver algo para conquistar. Trabalhar em algo próprio certamente possui um sentimento diferente. Algo como trabalhar até as 0h e sair feliz da vida, acordar às 5h e sair empolgado de casa. É, eu sei que essa é uma visão meio romântica da coisa, mas vou aproveitar enquanto posso tê-la. :-)

Uma outra opção que me surgiu agora foi trabalhar em algo que possua um retorno "imediato"... Algo como ser professor. Você ensina e vê alí na sua frente o resultado do seu trabalho. E você pode mudar o que ensina (mas isso também acaba um dia...). E pra ser um ótimo professor é preciso algo que eu não sei ainda o que é... talvez carisma seja a palavra.

Então é isso. Fica a pergunta.

Só para constar, eu ainda não estou nessa fase aí não :-) Eu realmente adoro o que eu faço e a empresa onde trabalho atualmente é excelente. Só estava pensando no que pode acontecer daqui a uns... 2 anos talvez :-)

abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

TCP/IP e XP