Amazon L81

Resolvi comprar um notebook. Eu sempre quis, mas só resolvi agora concretizar.

Dei uma olhada em alguns e acabei optando por um Amazon. É, eu sei
que eles não são conhecidos, mas tinham duas assistências técnicas em
Fortaleza. É, o site deles é horrível, mas talvez seja porque eles
estão gastando todo o dinheiro desenvolvendo supermáquinas para
pessoas como eu comprarem. E ainda mais é uma empresa nacional, vamos
dar uma força! :-)

Bom, o que realmente me fez escolher essa marca foi o preço. Você NÃO
vai encontrar CORE DUO, 512MB, gravador de DVD por R$ 2.800 (eu devia
ter percebido isso, afinal esmola demais...).

Comprei no Submarino, muito ágil, show de bola. 2 dias e a encomenda
chegou bonitinha em casa. E aí começou a decepção. Primeiramente,
depois de desembalar, fui fazer o que pouca gente faz: ler o manual.
Só que o manual deles é simplesmente um dos piores que eu já vi em um
produto eletrônico. Papel ruim, impressão ruim, preto e branco. E com
um carimbo (é, daqueles roxo, que usa a almofadinha) na contra-capa
com o novo telefone do SAC. Fui lá nas especificações técnicas e
simplesmente não achei CORE DUO em nenhum lugar. Tinha Dual Core,
Celeron, Core Solo, mas não CORE DUO. Já fiquei com a orelha em pé.
Lendo o termo de garantia do equipamento, uma casca de banana: a
garantia é perdida se você instalar qualquer software que não tenha
licença. Uai, que diabos tem a ver a garantia do hardware com qualque
software instalado??? Bom, mas eu tinha feito uma boa compra e como
não ia usar nenhum Windows mesmo (porque eu tenho certeza que eles
acham que todo mundo vai instalar um Windows: o manual fala de
Windows, todos os drivers no CD são para Windows, etc.), bola pra
frente. Azar de quem instalar um piratão e o notebook precisar de
assistência.

Antes de ligar o equipamento, uma olhada nos CDs que acompanham...
NERO (para Windows), drivers (para Windows) e nenhum sistema
operacional. Bom, paciência, eu vou usar o Ubuntu mesmo...

E liguei. E vem com Kurumin Beta. Legal. Antes de instalar as coisas,
vamos testar o equipamento todo, pra ver se tem algum defeito. Isso
não vai acontecer, em uma empresa de tecnologia o Controle de
Qualidade normalmente é rigoroso... Mas depois do manual, é melhor
checar.

Item número 1: processador. Olhei no /proc/cpuinfo e não vi os dois
processadores! Fiquei preocupado. É melhor conectar a Internet pra
verificar. Ué, mas cadê a placa de rede? Não vem hablitada, nenhum
módulo pra ela. Humm... tenho que dar atenção ao problema o
processador, placa de rede é bobagem. Provavelmente o kernel não vai
estar habilitado para SMP, mas tenho que checar. Pensei: instalo o
Ubuntu, rapidinho, detecta a minha placa de rede, conecto a Internet e
confirmo se o processador informado realmente é um CORE DUO. CDzão do
Ubuntu no drive, começa a instalação. Lá no final da cópia dos
arquivos o drive simplesmente começa a fazer barulhos altos... E pelo
barulho, tava na cara que era mecânico. Erro de leitura, claro. Pra
tirar a dúvida peguei um CD novinho em folha, gravado até o final.
Montei e tentei copiar tudo. Mesma coisa. Barulho e erro de leitura.
Nesse ponto decidi fazer a troca por defeito no produto. Mas aqui
outra coisa me chamou a atenção: no local na mão esquerda, abaixo do
teclado, esquenta MUITO. Muito mesmo. Não coloquei um termômetro, mas
mas se você deixar a mão lá em cima tenho certeza que fica uns 45
graus depois de 10 minutos.

Mas o problema da temperatura é bobagem. Eu coloco um teclado externo
pra usar em casa. Olhei no outro dia no trabalho e vi que o
processador é um CORE DUO de verdade. Vou só trocar o equipamento por
um novo e viver feliz para sempre. Afinal, foi uma boa compra (eu sei
que foi, eu sei...).

Submarino novamente show de bola. Mandou recolher em casa, mais uns 4
dias (úteis) a caixa estava em casa novamente. Abri e conferi o número
de série, só pra ter certeza que era outro. Só de teimoso olhei de
novo o manual: quase a mesma coisa (o carimbo estava lá), mas agora
com uma informação mais tranquilizadora: em alguma das últimas folhas
tinha uma etiqueta 2cmx2cm que falava em CORE DUO... Liguei rapidinho
o produto seguindo as instruções e vi, ao tentar criar uma imagem de
um CD, o que eu achava que era quase impossível: o MESMO problema!
Testei 3 vezes pra ter certeza. Tres mídias diferentes.

Aí eu desisti, resolvi devolver. Se está assim agora, imagina daqui a
6 meses (e com aquela pegadinha no termo de garantia, sei lá o que
eles estavam pensando).

Conclusões:
1. Pô, eu comprei um equipamento, alta tecnologia, quase 3 mil, e
vocês nem pra fazer um manual bacana? Um carimbo roxo? (e olha que eu
não estou nem cobrando que o SAC funcione às 19h. Não funciona, mas
tudo bem)
2. Nem pra colocar o CD com cópia do Kurumin que vocês instalaram?
Custa menos que R$0,40 !
3. Nem pra personalizar o SO com o básico para funcionar os
periféricos que vocês colocaram? (É, eu não citei mas além da placa de
rede a câmera também não estava configurada.)
4. O problema do forno na mão outros concorrentes resolveram, vocês
precisam resolver também. É, eu sei que não vai ser fácil, mas dá pra
fazer :-)
5. Revejam o Controle de Qualidade. Não é possível que dois produtos
(que agora eu tenho certeza que não foram os únicos, a minha sorte não
é tão ruim assim) saiam de fábrica com um problema evidente,
facilmente testável. Uma coisa é uma bateria que depois de X recargas,
na temperatura Y e com um desgaste Z estoura. Outra coisa é o drive,
lendo um CD normal, começar a estalar e dar erro.

Se algum consumidor interessado em comprar ler isso, a minha
recomendação é não comprar. Pelo menos não esse modelo (o problema do
manual você supera, da garantia você pode instalar um Linux redondo ou
comprar uma licença do Windows e eu não conheço nenhum outro modelo
deles para opinar).

Se algum funcionário da Amazon ler isso, por favor não se chateie.
Encarem como uma consultoria gratuita :-) Eu sou apenas um consumidor
que ficou profundamente desapontado com um produto. E vocês sabem que
eu tenho razão no que falei acima. Estou torcendo pela indústria
nacional. Sério, eu sei que não é fácil.


No final fiquei com um Positivo Mobile V42. Apesar do processador
menos poderoso a tela de alto brilho é SHOW DE BOLA e o nível é outro:
dos manuaiS do produto ao Mandriva Linux que vem personalizado com
ele... Recomendo. Mas isso é assunto para outro post :-)

Há, e antes que eu esqueça: mais um ponto para o Submarino no processo
de devolução...

Comentários

ValdirSJR disse…
Muito bom o teu review. O preço dos Amazon são tentadores e com isso muita gente está adquirindo esses notebooks. É bom mesmo que eles sejam alertados, e melhor ainda que a Amazon resolva esses problemas.
Siderado disse…
" É, o site deles é horrível, mas talvez seja porque eles
estão gastando todo o dinheiro desenvolvendo supermáquinas para
pessoas como eu comprarem. E ainda mais é uma empresa nacional, vamos
dar uma força! :-)"

Em todo o meu tempo de faculdade de publicidade, nunca vi descupla mais criativa..eheheh

"Só que o manual deles é simplesmente um dos piores que eu já vi em um
produto eletrônico. Papel ruim, impressão ruim, preto e branco. E com
um carimbo (é, daqueles roxo, que usa a almofadinha) na contra-capa
com o novo telefone do SAC. "

Acho que ja vi isso em outro lugar tb...eheheh

"Se algum funcionário da Amazon ler isso, por favor não se chateie.
Encarem como uma consultoria gratuita :-) Eu sou apenas um consumidor
que ficou profundamente desapontado com um produto."

Caso o autor deste blog leia isso, não fique chateado, sou apenas um internauta sem ter muito o que fazer!!" eaeuaueau

Abraço, Robertão!
Roberto disse…
Valdir, são tentadores, mas pelo menos esse modelo aí, evite.

Sidão, AONDE, AONDE???
Theo disse…
Olá gostei do post, muito bem escrito e já vi casos de azar com outros consumidores. Vou contar rapidinho o meu caso pois acho válida a comparação: Minha noiva queria um note a alguns meses, Já que vinha com nota, garantia e a capacidade de devolução, optamos por comprar exatamente esse que você tem, por R$2999. Apesar do manual ser fraco e o CD de drivers ser mal feito (eu já meio que esperava) achei o note fantástico. Core Duo de 1.86, 80 de hd, 1gb, dvd-rw, etc... Estou com ele aqui do lado, pois trabalho com render e volta e meia preciso de uma força extra no trabalho, então o pego emprestado e deixo com ela meu antigo HP Pentium M que nem abre os arquivos. O teste de fogo foi passar 6 dias ligado renderizando 24h. (não pensei que fosse aguentar, mas trabalhou muito bem).

Bem, na semana que a gente comprou, uma amiga dela tinha comprado, só que uma não sabia da outra. Numa conversa de bar decobrimos que as duas tinham comprado quase o mesmo aparelho, na mesma semana. Ela havia comprado o FL31 de 1.86 que diferenciava o barebone, este com tela de 14", R$2799 e a mesma config, ambas no competente submarino.

Uma amiga minha estava interessada em um note, e, como já tinha visto duas experiencias boas, mostrei pra ela os modelos e preços. Um belo dia me chega um email do sub com o irmão mais novo do FL81, o Core duo 1.6, 40 de hd e 512 por 2199. Achei que valeria a pena, já que sei o perfil dessa minha amiga. Ela comprou e está adorando. É usuária de office, internet e cad. Nada muito pesado, contudo, só tem esse PC e passa metade do dia nele.

O que quero dizer com isso? eu tive de perto 3 experiencias positivas com o amazon, estou esperando lançar algum modelo com HD acima de 120 e o preço que o sumarino faz pra comprar o meu e não precisar pedir mais emprestado. Li relatos de pessoas que tiveram problemas... li de modelos que já vieram com defeito, etc. O que eu penso é bem simples: As pessoas que compraram e foram felizes, não colocam a boca no trombone como as deram azar. Tive 3 experiencias próximas a mim e nenhuma deu problema com absolutamente nada... Acho que quem tá interessado, pode comprar com segurança, na pior das hipóteses, devolve! por isso escolhi o submarino. Em tempo: não trabalho no submarino, não trabalho na amazon, pra ser exato, só trabalho pra mim mesmo. Estou aqui apenas expressando minha opinião de consumidor e ajudando alguém que possa estar interessado. Se for mandar algum email, fique à vontade, mas qualquer gracinha será excluído e não respondido.

Abraços a todos! Theo.
Élcio Camargo disse…
bom...eu ganhei um amz l-81 e ele é ótimo...num tive nenhum tipo de problema...ah, meu manual num tem akele carimbo roxo!!!!!
Tirando o 0800 que muito ruim, e site tb, e alguns links de drivers quebrado no proprio site. Acho q quebra um galho.

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