48h

Quarenta e oito horas. Foi o tempo necessário para migrar o Eletronica.org para um servidor dedicado virtual. Está praticamente finalizado.

Fiquei bastante empolgado no começo, pois relembrei os meus tempos de sysadmin. Quando você contrata um VPS eles te dão a senha de administrador e um "se vira", caso você não pague por um suporte. Isso é ótimo, se você sabe o que fazer. :-)

Bind, Apache, Mysql, PHP, tudo tranquilo demais. Em 2h o servidor estava operacional, no ar. O grande problema foi o Plone, passar da versão 2.1 para a 2.5. Nada simples como deveria ser, tudo que poderia dar problema deu. A migração inicial previa a etapa de passar da versão 2.5 para a 3.0, mas o custo benefício não compensa (por enquanto, pelo menos). Vamos pensar nisso mais para frente.

É cedo para falar, mas até o momento estou plenamente satisfeito com a ServerPoint, empresa que contratei. O suporte é muito rápido, espero que continue assim.


Uma coisa que decidi durante este processo é que eu preciso de um outro monitor. Eu já li isso em zilhões de lugares mas comprovei novamente: aumenta MUITO a produtividade. Usei o meu Samsung velhão, quebrou o galho muito bem. Na lista de compras entrou um desses LCD de 19", como o do trabalho, que rotaciona.

O problema é o meu notebook. A placa de vídeo tem um suporte terrível no Linux, então provavelmente a saída para um vídeo paralalo não vai funcionar adequadamente. Volto a programar no Windows ou troco de notebook? :-)

Comentários

Sidney disse…
Como é?? sayadin???não entendi nada, mas foi legal.
Quanto ao monitor, to com uma tv lcd 26', c/ vga e hdmi. Quer comprar???
Leonardo Freitas disse…
Olá, gostaria de saber mais sobre sua experiencia com VPS no serverpoint.com. Voce ainda continua com eles? Teve algum problema ou dificuldade durante este periodo? Acabei de me tornar cliente deles, mas não encontro nenhum review decente na internet sobre eles.

Obrigado!
Roberto disse…
Olá Leonardo.

Sim, continuo com eles. Curiosamente hoje tive um dos maiores downtime registrados na server point, de cerca de 2h pela manhã.

Como até o site deles ficou fora neste período, deve ter sido algo relacionado ao link ou fornecimento de energia.

No geral eles tem um bom atendimento e o suporte responde com uma velocidade boa.

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

TCP/IP e XP