Frases Conhecidas, Autores Incorretos

Segundo a NBR 10520:2004 uma citação é uma "Menção de uma informação extraída de outra fonte". E isto foi uma citação. E é óbvio que eu sei que você sabe o que uma citação.

O que me fez vir aqui escrever este texto foi estar passeando na Wikipédia (o melhor lugar para passar o tempo na Internet) e acidentalmente descobrir uma citação que eu vejo em vários lugares, de rodapé de e-mails a títulos no MSN, está com o autor incorreto. Até hoje eu sabia o Voltaire (François-Marie Arouet 1694 – 1778) havia proferido as seguintes palavras: "I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it", traduzido livremente para o português como "Não concordo com as palavras que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las". Você também já ouviu isso né?

Pois é, não foi o François quem disse isso. O autor da célebre frase foi um senhor chamado Evelyn Beatrice Hall (1868 - 1919), que escreveu a biografia mas conhecida do Voltaire, "Os Amigos de Voltaire", em 1906. Segundo consta, ele escreveu a frase como sendo uma ilustração das crenças de Voltaire isso acabou criando essa "confusão" histórica. Pois é, o Meu Blog ;-) também é cultura.

E depoos disso eu fiquei interessado neste livro: "They Never Said It: A Book of Fake Quotes, Misquotes, and Misleading Attributions", editado pela Oxford University Press (ISBN 0-19-505541-1) e que tem uma capa bem legal. Resolvi deixar isso registrado no blog por duas razões: a primeira é que eu vou criar uma lista de livros que eu gostaria de comprar sob a tag "livros" aqui no blog, para facilitar a busca posterior. A segunda razão é que se alguém desejar me dar algum presente, eis aqui uma ótima dica.

A fonte de tudo isso é a Wikipedia.

Comentários

SiDeRanDo disse…
é, né? Falar nisso, tu ja viu minha lista de presentes dno orkut? Da uma olhada la depois. Vlw!
Valdir disse…
Interessante teu post, fiquei imaginando o numero absurdo de citações equivocadas creditadas ao Veríssimo pra dar mais credibilidade.
Anônimo disse…
"o autor da célebre frase foi um senhor chamado Evelyn Beatrice Hall".
Não acredito que você chamou a escritora inglesa, de nome de Evelyn Beatrice, de "um senhor".
profJB disse…
De fato,Roberto,o 'senhor escritor',na verdade,foi a escritora inglêsa,mulher e muito culta,por sinal,Evelyn Beatrice Hall... Mas,escorregadelas,fazem parte do bom caminho de todos e todas... O importante é que você posta coisas bem interessantes,inteligentes e instigantes.
Cumprimentos sinceros,e tenha todo o melhor sucesso no seu excelente trabalho.
Prof.JB

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

NicePhotos.com.br : Not so nice...

A Arte de Escrever Programas de Computador