Atendimento é Tudo

Eu sou um cliente chato. Sou perfeccionista e isso normalmente não é muito saudável ao humor.

Também sou cliente do provedor de acesso Terra a mais de um ano. Durante todo este tempo ele nunca havia me deixado na mão (não vamos entrar no mérito de qual o trabalho do provedor no adsl...). Havia deixado, porque hoje deixou.

A autenticação parou de funcionar e me deixou sem Internet por umas 2 horas. Liguei para lá e depois de 30 segundos ouvindo musiquinha eu já estava começando a me chatear de verdade. Ainda bem que foram só 30 segundos.

Normalmente isso já seria motivo suficiente para eu estar aqui reclamando, mas não é este o caso. A menina que me atendeu (Michele alguma coisa, sou péssimo com nomes) foi MUITO bem treinada. Ou então ela é um talento nato.

Pela primeira vez em uma ligação para o call center recebi a notícia que a equipe técnica estava tentando resolver o problema em nível nacional, não tinha nenhuma previsão de quando isso iria terminar e quando desliguei o telefone não estava chateado. Se brincar eu estava até sorrindo.

É simplesmente não ser mecânico. Não falar no gerúndio. Não achar que o cliente não sabe de nada ou que não tem outra opção.

É simplesmente ser agradável, estabelecer um diálogo inteligente. Não sou nenhum especialista, mas já me falaram que basta que você fale ao telefone sorrindo, pois o seu tom de voz muda o suficiente para a outra pessoa sentir alguma empatia por você.
Foi uma ligação curta, objetiva, mas extremamente eficiente ao que se propôs.

TELEMAR/OI: Seus atendentes são horríveis, exceto o pessoal do suporte avançado. Estes são bastante atenciosos e possuem um bom conhecimento técnico. O problema é conseguir falar com eles.

UOL: Pulamordedeus, treinem o seu pessoal. Aprendam com a concorrência. Já recebi umas três ligações nos últimos dois meses oferecendo o super acelerador de conexão, o super plano de descontos com o super conteúdo UOL e durante essas ligações eu mal consegui falar, porque o seu pessoal não deixou. Tá vendo, mesmo pagando mais caro (e com um conteúdo que eu praticamente não uso) continuo com Terra. Porque será?

RH do Terra: na extremamente improvável situação de vocês quererem descobrir quem me atendeu para dar um aumento, o meu e-mail aí é rpdaf@terra.com.br. Fui atendido hoje por volta das 19h... Só não tentem me achar nesse e-mail aí, eu nunca olho essa conta. :-)

Comentários

Valdir disse…
É cara, atendimento é tudo. O que vejo em 99% dos call centers é um total despreparo dos funcionários, tanto em nível técnico como em diálogo humano. Além das condições péssimas de trabalho, essas empresas se preocupam APENAS com aqueles pontos em que podem infrigir alguma lei - e não com real respeito pelo cliente - entao a princípio é ter alguem pra atender, nem que seja pra fazer o cliente de idiota.

Parabéns pra essa guria ae do Terra! Uma alma se salvou!

E quero acrescentar ae na sua lista o SUPERIG, que é um verdadeiro DESASTRE. Fui cliente deles por 1 ano (forçado) e só tive dor de cabeça, mais ainda quando tentava falar com alguem lá.

abraço

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