Python + Google App Engine = E-will

Há algum tempo atrás o Google lançou o App Engine. Eu entrei logo no início, mas devido algumas atividades acabei não dando muita bola.

Esse final de semana, ouvindo um podcast do TickTac, resolvi implementar uma idéia antiga (bem simples, algumas horas foram suficientes) para mexer um pouquinho no App Engine. Para quem já conhece o Django é uma mão na roda.
Pretendo falar dele no futuro, mas de forma resumida imagine como sendo um servidor para hospedar a sua aplicação sem se preocupar com infra-estrutura. Fica tudo na conta do Google :-)

Bom, o que saiu foi isso aí: http://e-will.appspot.com. Prometo que fazer a versão em português também, nem sei porque tá em inglês. :-P

A idéia é bem simples: se eu morrer quero deixar as minhas senhas com pessoas que eu confio. Então o e-Will criptografa uma mensagem usando DES (ou 3DES) (no lado cliente, via Javascript) e guarda no servidor de forma criptografada, junto de uma "dica".

Ele vai me mandar e-mails avisando que eu devo executar o procedimento para "segurar" a mensagem sempre 15 dias antes da mensagem "expirar". Se eu "seguro", adio as próximas consultas por alguns meses.

Se um belo dia eu sumir do mapa e não confirmar mais, ele entrega para o meu destino depois de um tempinho, mas o meu destinatário tem que deduzir a senha só lendo a dica, senão já era, não tem como ler mesmo olhando direto os dados no servidor[1].

Divirtam-se ;-)

[1] O "não tem como descobrir" parte da idéia que a sua senha é boa... Senhas triviais, poderiam ser quebradas por força bruta. Um supercomputador também resolveria o problema, mesmo com uma senha forte...

Mas primeiro tem que conseguir pegar a informação no servidor do Google (que já não é tão trivial), depois arrumar o supercomputador. Ok, acho que a minha senha do AdSense ainda não vale tão a pena... Infelismente.

Comentários

Sidney disse…
Senti falta dos créditos para minha humilde ajuda no ingrês...eheheh
Gostei do post sobre atendimento tb, mas não consegui achar o link pra postar coment..ehehehe
farley disse…
Que idéia maneira e bem interessante.

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

TCP/IP e XP