Desktop Efetivo

Hoje eu fiz algumas mudanças na minha área de trabalho com alguns objetivos simples: aproveitar melhor os espaços, prevenir cliques acidentais e facilitar o acesso às coisas que uso sempre. Tudo muito óbvio, mas não era assim que estava.

Eu utilizo o Gnome como gerenciador de janelas. Como você usa Windows XP, algumas dicas podem não ser úteis.

Este é o desktop antigo:





E este é o novo:


Parecidos? São, mas com alguns detalhes.

O Gnome por padrão utiliza duas barras , uma em cima e uma embaixo. A de baixo, entre outras coisas, é onde fica a lista de aplicativos abertos, como na barra do Windows.
Como eu não gosto de trabalhar com zilhões de janelas abertas ao mesmo tempo, eu utilizo os vários workspaces que estão disponíveis, reduzindo o número de aplicativos que ficam minimizados.
Então esta barra de aplicativos estava subutilizada e, como o lcd do laptop é widescreen, espaço na vertical é precioso. Acabei levando tudo que ficava na barra de baixo e era útil lá pra cima (lista de aplicativos e lista de workspaces).
Em relação aos workspaces: no Windows isso não existe: é como se ao invés de minimizar as janelas você alternasse entre áreas de trabalho completas (workspaces), cada uma delas podendo ter várias janelas. Talvez até exista como adicionar algo assim, se você souber adiciona aí nos comentários.

Outra coisa que eu sumi foi com o relógio lá na barra superior. Eu descobri que não gosto do relógio sempre a vista, não é produtivo porque eu fico olhando de vez em quando e, se estou empolgado com alguma coisa, ele me faz frear quando está tarde para dormir (mesmo quando estou sem sono). Mas eu continuo querendo ver as horas no computador porque estou sem relógio de pulso atualmente. Resolvi isso colocando um relógio na área de trabalho, usando um GDesklet, e no lugar onde ficava o relógio adicionei um ícone para "Mostrar Área de Trabalho". Então eu economizo alguns centrímetros na barra e deixo o relógio a um clique de distância.
Isso você pode adicionar no Windows, com os Yahoo! Widgets ou Google Gadgets

Também retirei o ícone de "Desligar" que ficava lá na barrina de baixo e sumi com ele. Se eu só clico em desligar uma vez por dia ele pode ficar no menu, a dois cliques de distância. E sumi com o ícone da lixeira também, pelo mesmo motivo.

Vez ou outra quando eu ia clicar no ícone do Firefox, disparadamente o aplicativo desktop que mais uso, também errava o clique e acertava o menu Sistema. Também dei um espaçamento um pouquinho maior neste item para evitar o problema. E ao lado do Firefox (também com o devido espaçamento) fica o atalho para a solução de todos os problemas: o terminal.

Então é isso. Se alguma dessas dicas for útil para você, deixe um comentário. Se tiver alguma outra dica legal adicione também nos comentários, não se acanhe (quase ninguém vai ler mesmo, só eu e meia dúzia de malucos que passam por aqui). ;-)

Comentários

Anônimo disse…
Cara, vi alguma coisa sobre workspaces no windows no endereço http://forums.wincustomize.com/index.aspx?forumid=64&aid=132264

Só não sei se funciona.

Valeu.

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

Alguns "Looking-glass" úteis.