Segurança em Redes Wireless

Estive ontem em uma palestra com o Nelson Murilo, uma autoridade nacional em segurança de redes. Ele possui dois livros sobre o assunto (Seguranças em Redes Sem Fio e Segurança Nacional), mas infelismente a palestra foi muito superficial, basicamente falando sobre a fragilidade da criptografia usando WEP e as vantages do WPA.

O tópico mais interessante ao meu ver foi o de Bluetooth. Esta tecnologia não promete, ela já existe, sendo encontrada em controles remotos, celulares, notebooks, computadores de mão e afins. Como o palestrante é especialista em segurança ele tratou de alertar sobre os riscos em se acreditar que a pequena distância para qual a tecnologia foi projetada é um fator determinante para a segurança. Com condições e equipamentos favoráveis ficou demostrado que é possível captar sinais Bluetooth a mais de 1.5km.

Então fica o aviso: cuidado para não deixar o bluetooth do celular ligado e sair por aí; um engraçadinho pode furtar suas mensagens SMS, agenda telefônica e outras que estiverem disponíveis no seu aparelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

TCP/IP e XP