Ubuntu Linux

Ontem eu instalei na minha máquina o Ubuntu Linux. Muito já estavam falando desta distribuição e como eu precisava mudar o meu SuSE 9.1 para algo mais atual - e nunca gostei muito do KDE - resolvi jogar as fichas nessa aí para ver no que dava.

Só uma historinha antes de continuar: ultimamente eu estava utilizando o WindowsXP mais que o SuSE, após cerca de um ano com apenas o SO do pinguim no HD. Por que? A minha desculpa era produtividade; eu precisava aumentar a minha produtividade e achei que o XP me ajudaria nessa tarefa - ledo engano. Primeiro o "instale e use" que eu sempre sonhei, na minha máquina, não é bem assim. O meu som, por exemplo, não funcionou por 'default' com o Windows XP. Também precisei de drivers de vídeo (normal, já esperava isso p/ aceleração 3D) e um bocado de atualizações de segurança que estavam disponíveis. Depois de tudo certinho era só usar - outro engano. Cheguei a noite em casa depois de 2 dias funcionando e tudo que eu via ao ligar o PC era "Coloque o CD do WinXP e aperte R na primeira tela para reparar". Fiz isso. Inútil. Instalei outro WinXP (original, diga-se de passagem) que não vinha com o Service Pack 2. Instalou legal, fiz as mesmas coisas do outro e pedi logo para instalar esse Service Pack 2, por via das dúvidas. Enquanto baixava, o vírus MyDoom se instalou la máquina (Symantec, 2 horas para uma máquina Windows se contaminar na Internet? Não foram nem 20 minutos!) e ficou mandando reiniciar o computador na hora que ele queria... Baixei um gerenciador de downloads e coloquei para baixar o Ubuntu - depois de algumas reiniciadas a ISO estava na máquina. Depois de perder um CD, a ISO estava queimada.

Agora vamos ao Ubuntu.

Instalação facílima em modo texto, na base dos menus, todo em português do Brasil. Nada a acrescentar, é simples mesmo.

Depois tela de login do GNOME, visual legal. Usuário e senha informados, e um desktop pronto para usar. Tudo maravilha? Não. Nem sinal da minha placa de rede Wi-Fi, eu não tinha Internet. Para um usuário completamente leigo provavelmente esse ponto era o de parar, voltar para o Windows e quebrar a cabeça nos fóruns de discussões em busca da solução. Como eu já precisava utilizar o 'ndiswrapper' no SuSE, não foi complicado. Pega o driver da placa para WinXP no CD, roda o ndiswrapper -i DRIVER.INI e levanda o módulo (modprobe ndiswrapper). Ops, comando ndiswrapper não existe. Mas o módulo existe, então eles pensaram nisso. $sudo apt-get install ndiswrapper-utils para fazer as coisas aconteceram. Instalado sem dificuldades. Aí sim, depois do comando, wlan0 viva. Vou mandar um e-mail sugerindo que esse pacotinho esteja na instalação default. Já está no CD, é muito pequeno e muito útil.

Na interface gráfica existe um programinha para configurar a placa de rede wireless. Moleza - ip, mascara, gateway, dns, chave de criptografia, OK = Internet.

Browser? Firefox. Clica e abre. Faltando o plugin do Flash. Clica em cima e em 10 segundos e um Ok tenho as animações do site da Oi pulando na tela. Na minha área de trabalho já está lá o hda3 (lugar onde estava o Windows e o backup do meu /home do SuSE). Clica em cima e procura um vídeo. Clica em cima e não abre - ele não acha o CODEC. Tudo bem, o XP também foi assim. No XP eu tive que procurar bastante para achar um pacotão com tudo que é CODEC. No Ubuntu precisei ir ao Ubuntu Guide, localizar 'CODEC' e achar as instruções. Copia e cola no shell = CODECs instalados.

Bom, eu já estava meio sem tempo de brincar mais - ia a Beira Mar tirar essa foto que está lá em baixo. Putz, fotos! Câmera digital, e agora? Coloca na USB, espera 2 segundos e na área de trabalho estava lá o driver USB da câmera! :-) Essa foi legal. Aí eu me empolguei - pluguei o PALM e abri o programinha do mesmo. Next, Next e bingo! Sincronizou a agenda de contatos e compromissos com o Evolution. Deu um erro no final, mas depois vou ver o que é isso.

Lá em cima, na barrinha do GNOME aparece: 147 atualizações disponíveis. Tomei um susto, 200MB de atualizações. Service Pack 2? Não. Esse Ubuntu é uma versão 'pré', não concluída. Portanto, é de se esperar que existem muitas atualizações. Melhor ainda é a ferramenta de atualização; completamente automática, só precisei autorizar e fui para a noite Fortalezense. :-)

Cheguei em casa e conferi: beleza, tudo certinho, coloquei um filme em DivX para rodar e fui dormir - depois de plugar a câmera e baixar as fotos de novo, no melhor estilo 'Plug and Play'.

No geral, muito bom. Ainda vou precisar de mais alguns dias utilizando para ter uma opinião melhor, mas se continuar nesse rítmo provavelmente ficarei com o Ubuntu mesmo por aqui. Qualquer novidade eu coloco aqui.

ps: guarde bem o link do Ubuntu Guide se você for utilizar essa distribuição. Achei muitas respostas por lá, só receitas de bolo.
ps2: assim como nos outros sistemas operacionais os drivers aceleradores 3D da NVIDIA precisam ser instalados lá do site da NVIDIA. Isso eu vou fazer depois e conto como foi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hacking GVT/Vivo Sagemcom F@st 2764 GV (aka "Desbloqueio")

TCP/IP e XP